Niaspan contém niacina, ou ácido nicotínico, uma forma de vitamina B3 (vitamina B) en synthroid bottle. Este composto tem ocorrência natural em plantas, animais e vários suplementos vitamínicos es urispas. O ácido nicotínico auxilia na redução dos níveis de LDL ("mau colesterol") e triglicerídeos, ao mesmo tempo que aumenta o HDL ("bom colesterol") it nizoral.
Este ácido é empregado para reduzir as quantidades de colesterol e triglicerídeos (um tipo de gordura) no sangue. Também é utilizado para diminuir o risco de ataques cardíacos em pessoas com níveis elevados de colesterol e histórico de infartos. Pode ser usado para tratar doenças das artérias coronárias. Evite ácido nicotínico se tiver alergia à niacina ou sofrer de doenças hepáticas graves, úlceras estomacais ou hemorragia ativa.
De acordo com a FDA, o ácido nicotínico é classificado como Categoria C para gravidez. O uso desse medicamento pode ser prejudicial ao feto quando utilizado para tratar colesterol elevado ou outras condições médicas. Informe seu médico se estiver grávida, amamentando ou planejando engravidar.
Modo de Uso
Siga as instruções contidas na embalagem do medicamento ou as fornecidas pelo seu médico para utilização do ácido nicotínico.
Quando tomar o medicamento, engula-o inteiro com um copo cheio de água fria ou morna. Evite consumir bebidas quentes logo após a ingestão do ácido nicotínico e não beba álcool durante o uso.
Para não interferir na absorção, evite tomar colestipol ou colestiramina no mesmo horário que o ácido nicotínico; se precisar usá-los, faça com intervalo de pelo menos 4 a 6 horas antes ou depois do ácido nicotínico.
Interações com Outros Medicamentos
Informe seu médico sobre todos os remédios que estiver usando para reduzir o colesterol, especialmente se forem atorvastatina, fluvastatina, lovastatina, pravastatina ou sinvastatina.
Possíveis Reações Adversas
Se apresentar sinais de reação alérgica ao ácido nicotínico, como urticária, dificuldade para respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta, procure atendimento médico de emergência imediatamente.
Comunique-se com seu médico instantaneamente caso experiencie qualquer um dos seguintes efeitos colaterais sérios:
- Icterícia (amarelamento da pele ou olhos);
- Dor muscular, sensibilidade ou fraqueza acompanhada por febre, sintomas gripais ou urina escura;
- Se for diabético, comunique alterações nos níveis de açúcar no sangue ao seu médico;
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;
- Sensação de desmaio;
- Inchaço;
- Dificuldade para respirar;
Reações adversas menos graves podem incluir:
- Tonturas leves;
- Sensação de calor, vermelhidão ou formigamento na pele;
- Náuseas, diarreia, arrotos, gases;
- Coceira, pele seca;
- Problemas de sono;
- Sudorese ou calafrios;
- Dor muscular, câimbras nas pernas;